Saiba que o queijo pode ajudar a perder peso

16.Nov.15

A maioria das pessoas já reconhece os benefícios da ingestão de produtos lácteos. Mas, um estudo recente descobriu que o queijo, além de outros benefícios para a saúde, também pode ajudar a perder peso.

Um estudo recente publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry sugere que o queijo pode ter um efeito acelerador no metabolismo. Este estudo, divulgado na publicação Prevention, comparou amostras urinárias e fecais de pessoas cujas dietas eram ricas em queijo ou leite, ou que consumiam manteiga diariamente mas nenhum dos produtos anteriores. Os indivíduos que consumiam queijo tinham níveis mais elevados de butirato (ácido gordo produzido pelas bactérias do estômago) nas fezes. Estes níveis de butirato foram associados com uma significativa diminuição dos níveis de colesterol ‘mau’. Isto sugere que o queijo pode ser mais saudável para o seu coração do que imaginava e que ainda consegue ajudá-lo a libertar a gordura que ingere mais rapidamente.
Apesar de ainda não ser claro como é que o butirato atua na perda de peso e na saúde, alguns estudos em animais mostram que este ácido gordo melhora a sensibilidade à insulina, aumenta o gasto de energia (acelerando o metabolismo) e reduz o stress oxidativo indutor de inflamação, explica um dos autores destes estudo, Morten R. Clausen. Um estudo em animais, realizado em 2009 e publicado no journal Diabetes, também encontrou uma correlação entre o butirato e a redução do risco de obesidade. Mas antes de ir ‘atacar’ o queijo saiba que nem todos os queijos são iguais e, por isso, os seus efeitos também diferem.
Deve apostar em queijos ‘envelhecidos’  como cheddar, parmesão ou Gruyère. Clauden explica ainda que estes queijos ‘envelhecidos’ também poderão ajudar a reduzir a acumulação de gordura no corpo porque afetam o metabolismo dos hidratos de carbono e dos lípidos.
 

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA